Características do Desenvolvimento
O que é esperado para cada etapa do desenvolvimento ?
Zorzi (2003), relata que a criança desde o nascimento utiliza de atos inatos, como o choro, para expressar situações de desconforto ou de prazer. Apartir de 3 ou 4 meses as mães ou cuidadoras já percebem diferenciações nos choros ou vocalizações, dando significações a eles, perdendo o caráter reflexo, passando a ter sentido.
Os padrões de normalidade do desenvolvimento de linguagem, em função da idade, são os seguintes:
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IDADE (meses) |
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM |
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0 a 3 |
- Vocalizações ( repetições de vogais e sons guturais) não lingüísticas.Essas produções têm pouca influência da lingua-mãe. |
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3 a 6 |
- As vocalizações começam a adquirir algumas características de linguagem, ou seja, entonação, ritmo e inicia-se a modulação de ressonância. |
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6 a 9 |
- Pré-conversação. A criança vocaliza principalmente durante os intervalos em que é deixada livre pelo adulto, e também encurta suas vocalizações para dar lugar as respostas do adulto. |
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9 a 12 |
- Localiza diretamente a fonte sonora para baixo. |
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12 a 18 |
- Surgem as primeiras palavras funcionais que, em geral, se dá um prolongamento semântico, por ex.: chama "cachorro" a todos os animais. |
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18 a 24 |
- Surgimento de frases de dois elementos. |
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2 a 3 anos |
- Iniciam-se seqüências de três elementos, por ex.: "nenê come pão" (fala telegráfica. |
A partir dos 3 anos aumenta extraordinariamente o número de vocábulos da criança e espera-se que até os 5 anos ela tenha domínio de todos os fonemas da língua.
Fontes: Bee, Helen; Chiari, B.M.; Aimard, P.; Casanova, J. P.; Ajuriaguerra.